Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

· 3 min read
Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

Realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação. Apesar de muitas pessoas acharem que um clínico geral não tem uma formação específica, a verdade é que a especialização é necessária para o exercício da profissão. Em outras palavras, a graduação em medicina forma clínicos, e um médico dessa área tem um conhecimento mais amplo, e exerce um papel essencial no diagnóstico de doenças. Geralmente, esses médicos são o primeiro contato de um paciente que possui, por exemplo, uma queixa de dor, mas que não sabe como dar continuidade ao seu tratamento ou a que especialidade médica recorrer. O alergista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças alérgicas. O profissional médico dermatologista se ocupa do tratamento, prevenção e diagnóstico clínico e cirúrgico de condições que estão relacionadas com a nossa pele e os anexos cutâneos – que consistem nos cabelos, unhas, mucosas e pelos.

  • O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como hemograma, coagulograma, doppler venoso de membros inferiores, doppler arterial de membros inferiores e doppler de carótidas.
  • A Clínica Médica nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos.
  • A dermatologia se destaca pela estética, mas atua também no combate a doenças de pele e cuidados gerais com acne, exposição ao sol e envelhecimento precoce.
  • Desenvolva habilidade e experiência, ou seja, estudo e prática, para tratar as doenças mais comuns, tanto no atendimento ambulatorial como na medicina interna.
  • O especialista acompanha o paciente por vários anos, a partir dos 18 anos até ele ficar idoso.


É a especialidade medica que trata e previne distúrbios mentais que levam o paciente ao sofrimento e a incapacidade social. O check-up médico serve para avaliar o estado geral de saúde de um paciente. Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, não hesite em contactar-nos para obter assistência médica. PNEUMOLOGIA E ALERGOLOGIA Especialidade médica que estuda todas as doenças que afetam os pulmões e distúrbios do sistema imunológico e como ele responde.

Especialista Em Medicina De Tráfego


A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas aos olhos, à refração e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Nefrologia é uma especialidade médica  dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Clínica Médica: O Que É E Quando Optar


A Densitometria óssea é um exame que avalia a massa óssea e estima o risco de fratura dos ossos. Várias especialidades podem tratar a  Osteoporose a Osteopenia que são diagnosticadas pela Densitometria óssea, em especial, o Reumatologista. A cirurgia bariátrica é um procedimento que reúne um conjunto de técnicas de diminuição do estômago destinada a redução  de peso de pacientes com obesidade. O procedimento é feito quando as atividades físicas não causam mais efeito na pessoa, necessitando de uma intervenção médica.



Psiquiatria é uma das especialidades da medicina e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mental e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnós...  nutricionista nasf  é a especialidade médica que cuida  da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. A traumatologia surgiu da ortopedia, sendo considerada por muitos uma subespecialidade desta. Sendo assim, são ramos de atuação similares, porém, o traumatologista tem o seu trabalho com maior foco em traumas e fraturas. Desse modo, o médico clínico está apto a resolver a maioria das enfermidades, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.